Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

Portugal é um País Seguro?

Portugal é considerado o 3º país mais seguro do mundo no Global Peace Index.

 

Foi em junho que o Institute For Economics and Peace voltou a confirmar o que os residentes do nosso país já sabiam: Portugal é um dos países mais seguros do mundo! Desde 2018 que os três primeiros lugares se mantêm no pódio, ficando Portugal atrás da Islândia e da Nova Zelândia, com o primeiro e segundo lugar respetivamente.

   

O último lugar atribuído neste ranking referente ao ano de 2019 foi para o Afeganistão, sucedendo a Síria como um dos países menos seguros do mundo.

 

 

Esta instituição pretende mudar o paradigma de como o mundo vê a paz, fazendo com que seja algo tangível e alcançável por toda a civilização. Desde 2007 que o índice existe com o objetivo de promover a paz mundial através de dados recolhidos. São 23 indicadores quantitativos e qualitativos recolhidos por fontes integras que se baseiam essencialmente em:

 

  • Conflitos externos e internos em desenvolvimento;
  • O nível de segurança e proteção dos indivíduos;
  • O grau de militarização no país.

 

Os resultados dos últimos 12 anos demonstram que este é o nono ano em que o nível da paz no mundo se deteriorou. Este índice determina muito mais do que a guerra existente em cada país, como os conflitos políticos e sociais, a militarização e o próprio medo pela falta de segurança. Um dos indicadores que aumentou foi o terrorismo, e em contrapartida os homicídios diminuíram.

 

Este ranking observa a evolução anual de 163 estados ou territórios independentes, cobrindo assim 99,7% da população mundial. A paz contribui também para o desenvolvimento económico, tendo efeito na confiança gerada aos agregados familiares.

 

A Europa continua a ser uma das regiões mais seguras de todo o planeta e Portugal está incluído neste continente. Em 2014 ocupava o 16º lugar e logo após a crise económica, subimos cerca de treze patamares.

 

Portugal é um país seguro para se viver e como prova disso, são muitos os casos de estrangeiros que optaram por viver neste país. As principais razões para a mudança são:

 

  • A segurança;
  • O clima;
  • O baixo custo de vida (conheça mais detalhadamente este assunto, aqui);
  • Programa de Residentes Não Habituais (saiba mais sobre este programa, aqui).

 

Acrescentando que Portugal oferece ótimas condições no sector da saúde, quer seja em regime público ou privado, bem como na educação. Se está a ponderar mudar para este país, recolha o máximo de informação sobre os sectores essenciais, como o sistema de ensino português e o sector da saúde. A reconhecida gastronomia de dieta mediterrânica e as paisagens distintas de cada região são outros dois pontos que convidam cada vez mais a viver em terras lusas.

 

Viver no 3º país mais seguro do mundo é um privilégio de cerca de 10 milhões de pessoas, número esse que tem tendência a aumentar, quer seja pelo aumento da natalidade e pela baixa mortalidade, mas também pelo número exponencial de novos residentes.

 

Veja o relatório completo da Global Peace Index, aqui.