Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

Mudar Para Fora do País - Lista de Verificação

comprar casa no algarve,mudar para portugal,organizar mudança de casa,autorização de residência,comunidades expatriadas em portugal,viver no algarve,mudar para casa nova

Mudar Para Fora do País - Lista de Verificação

Finalmente decidiu comprar casa em Portugal. Agora, encontra-se a poucos meses de fazer a maior mudança da sua vida e não sabe o que fazer e como fazê-lo. Não entre em pânico! Se planeia mudar-se para Portugal, este artigo é para si. A Casas do Barlavento apresenta-lhe um guia e dicas para o ajudar a organizar as coisas antes e depois da sua chegada à sua nova casa, no Algarve!

 

Leia também: 5 razões para comprar um imóvel no Algarve 

 

 

Lista de coisas a fazer antes de mudar de país - plano de 8 semanas

 

É necessário planear com antecedência para que a mudança não seja feita sob pressão, stress e, acima de tudo, levar em conta que algumas tarefas são demoradas. Vai agradecer por ter começado cedo e ter uma lista de verificação à mão.

 

 

8 semanas antes de se mudar para o Algarve

 

1. Compre voos e reserve alojamento, se necessário – organize todos os detalhes de viagem, pois assim que tiver uma data terá definido o prazo para organizar tudo o resto, certo?

 

2. Comunique à escola dos seus filhos - Solicite a transferência de certificados da escola e notifique a instituição de que se vão mudar para o exterior.

 

Saiba mais sobre o Sistema Educativo Português 

 

3. Verifique questões legais e documentação necessária para se mudar para Portugal - um dos passos cruciais para se mudar para Portugal é resolver a sua autorização de residência. (Leia também: Autorização de Residência ). Como o processo leva tempo, solicite a renovação de passaportes, vistos e autorizações, o mais cedo possível.

 

4. É a altura para começar a solicitar orçamentos a empresas de transporte e mudanças internacionais - crie uma pasta com as cotações, recibos e tudo relacionado com a sua mudança, para facilitar o acesso. Uma vez que pode levar cerca de um mês até os seus pertences chegarem ao destino, marque tudo com antecedência. Quando decidir qual a empresa contemplada, certifique-se de que todos os detalhes estão listados, ou seja, quais os itens que podem ir no transporte e os que não são permitidos entrarem no novo país, por exemplo.

 

5. Comece a selecionar o que será enviado - mudar de casa, especialmente para o estrangeiro, é uma oportunidade ideal para selecionar e livrar-se de objetos desnecessários. Também é um bom momento para agendar uma venda de garagem e escolher instituições para doar as coisas de que não precisa

 

 

6 semanas antes de se mudar para o Algarve

 

6. Reunir documentos importantes a tempo - Requisitar cópias oficiais dos seguintes documentos necessários para a sua mudança para Portugal ou que possam ser de alguma utilidade num país estrangeiro: certidão de nascimento e casamento, comprovativo de cidadania, cartões de segurança social, registo de vacinação e apólices de seguro.

 

7. Contas bancárias - Informe a sua instituição bancária que se vai mudar para o exterior. Solicite os acessos a serviços bancários internacionais on-line, o que torna mais prática a gestão de fundos entre países.

 

8. Pesquise dicas para encaixotar/ embalar - Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a embalar todos os seus pertences para envio:

 

·         Recolha caixas de cartão, que normalmente são gratuitas, em estabelecimentos comerciais

·         Identifique cada caixa com a divisão da casa a que se destina; bem como se é frágil e/ou pesada;

·         Adicione manuais de instruções aos componentes eletrónicos ou tire fotografias antes de desconectá-los

·         Use toalhas e lençóis para embrulhar copos e materiais frágeis

·         Dica de Ouro - Embale um pouco todos os dias!

 

9. Pesquise comunidades expatriadas, pontos de interesse e acessibilidades na área para onde se vai deslocar para ajudá-lo a sentir-se mais integrado quando finalmente se instalar no Algarve.

Leia também: 10 Coisas que não pode perder em Lagos  

 

10. Reparações em casa - Se mora numa casa arrendada, está na hora de fazer alguns reparos antes de sair para garantir que lhe devolvem a caução. Caso pense em arrendar a casa, também é ideal que submeta o edifício a algumas atualizações para torná-la mais atraente para os futuros inquilinos. Entre em contato com uma agência de arrendamento para ajudá-lo a obter retorno o mais breve possível.

 

4 semanas antes de se mudar para o Algarve

 

11. Notificar alteração de morada - Informe os correios para configurar um serviço de redireccionamento. Informe todas as pessoas relevantes sobre a sua nova morada, incluindo o seu banco, a segurança social, Finanças e instituições de crédito.

 

12. Prepare uma procuração - Deixe uma pessoa da sua confiança encarregada pelos seus assuntos enquanto estiver fora. Existe sempre algo em falta que acabou por não ser resolvido a tempo, por isso é melhor atribuir essa responsabilidade a alguém.

 

13. Embalar e empacotar - Seja inteligente com a sua mudança e comece com os itens que não vai precisa nos próximos 3 meses, como livros e roupas fora de época.

 

14. Entre em contato com os departamentos de fornecimento da casa - Marque uma data para desconectar o fornecimento de gás, eletricidade, água, TV e telefone ou, caso esteja a arrendar a propriedade, alterar o nome dos titulares das contas.

 

15. Coleiras identificativas e vacinação de animais de estimação - verifique se tem tudo em ordem para que os seus animais de estimação façam a mudança consigo, sem problemas.

 

 

 

4 semanas antes de se mudar para o Algarve

 

 

16. Prepare refeições para 2 semanas e use tudo o que estiver no congelador. Ou organize um jantar de despedida onde convida os seus amigos a participar no dia das mudanças.

 

17. Preparar lista de serviços de emergência em Portugal - A Casas do Barlavento por funcionar com serviço de balcão único, tem parcerias com empresas de manutenção, que podem ajudá-lo com qualquer serviço de emergência de que necessite, na sua nova casa.

 

Ler também: Serviço de Balcão Único

 

18. Organize o seguro – para o transporte dos seus pertences, mas também para o seu animal de estimação e veículo.

 

19. Cancele a subscrição no ginásio, bem como a assinatura de revistas e jornais.

 

20. Recolha de chaves - peça aos seus amigos e familiares que devolvam as chaves suplente da casa.

 

 

Semana de mudança para o Algarve

 

21.Verifique os planos de entrega com a empresa de mudanças - verifique a data e a hora da remessa, bem como a data estimada para entrega.

 

22. Preparação de mala com o essencial - arrumar uma mala como se estivesse a ir duas semanas de férias, com produtos de higiene essenciais e roupas confortáveis.

 

23. Descongelar o congelador – desconecte o congelador e o frigorífico na noite anterior à mudança para estar pronto para limpar de manhã.

 

24. Nada é deixado para trás - verifique todos os armários e todos os quartos para evitar esquecimentos. Antes que a empresa de mudanças saia, assine a lista de inventário e mantenha uma cópia.

 

25. Limpezas - Organize um serviço de limpeza da casa após a saída da empresa de mudanças.

 

 

A chegada à sua nova casa no Algarve - lista de verificação

 

1. Proteja o novo piso da casa durante a mudança.

 

2. Dê instruções especiais para a empresa de transporte e certifique-se de que as caixas estão a ser encaminhadas para a divisão correta da casa.

 

3. Arrume a mala de essenciais e coloque todos os documentos importantes num local seguro.

 

4. Comece a desencaixotar e a arrumar a sua nova propriedade.

 

5. Contacte a Casas do Barlavento para possíveis benefícios na isenção de Imposto sobre Imóveis.

 

Leia também: Saiba todos os custos associados à aquisição de um imóvel