Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

Comprar ou Construir Casa?

construir casa,comprar casa,vantagens de comprar casa,vantagens de construir casa,terreno para construção,agente imobiliário,consultor imobiliário no algarve

Comprar ou Construir Casa?

A compra de uma casa é um dos maiores compromissos de investimento da nossa vida. Inúmeros compradores despendem imenso tempo e energia à procura ou a projetar a sua “casa de sonho” antes de tomar decisões definitivas. Aqui, em Portugal, existe a agravante da burocracia existente, principalmente se tiver de recorrer a crédito, por isso, é indispensável pensar em todos os pormenores. Os processos de investimento numa casa são morosos e importantes, no entanto existe sempre a primeira decisão a tomar que se prende com a escolha entre comprar casa pronta ou construi-la. A Casas do Barlavento ajuda-o nesta decisão ao deixar-lhe um guia com todos os pós e os contras de cada escolha.

 

Construir ou Comprar Casa? Conheça todas as vantagens e desvantagens

 

Muitos são os fatores a ter em conta na procura de casa: localização, urgência na compra, tendências do mercado, impostos, condições da propriedade e, claro, a disponibilidade financeira. Na verdade, a decisão depende sobretudo das preferências e disponibilidade de cada um.

 

Vantagens em comprar casa pronta

 

Vantagens de Comprar Casa Pronta

 

 

1.    Mais fácil e menos burocrático – se pensarmos em toda a legalidade e burocracia inerente à construção de casa, comprar um imóvel já usado ou de chave-na-mão é muito mais fácil. Precisa apenas da sua lista de preferências, procurar um agente imobiliário e, se aplicável, tratar do contrato de crédito junto de uma instituição bancária. Se não tem tempo a compra de imóvel é, sem dúvida, a opção mais conveniente para si.

 

Veja também: As mudanças no crédito habitação 

 

2.  Mais rápido e com possibilidade de negociação de preço – Um agente imobiliário local que conheça a área pode ajudá-lo a encontrar mais rapidamente o que procura, guiando-o nas negociações e assistindo-o na parte burocrática. No mercado de imóveis usados tem a possibilidade de negociar o preço do mesmo, com a ajuda do seu consultor imobiliário, que tenta inteirar-se de todos os detalhes da compra para conseguir o melhor para si. Assim que o depósito for feito pode ter negócio fechado em algumas semanas.

 

Veja também: Quão importante é ter 1 mediador imobiliário 

 

3.   Casa pronta a habitar – Ao comprar um imóvel já construído, não precisa de esperar para fazer dele a sua casa.

 

4.    Viver em comunidade junto ao centro urbano – Os terrenos para construção estão, frequentemente, fora das áreas urbanas e menos desenvolvidas. A maioria das oportunidades de aquisição de terreno estão, normalmente, longe das facilidades locais e áreas de interesse.

 

5.  Remodelações ao seu ritmo – depois de casa adquirida pode, perfeitamente, melhorá-la ao seu ritmo, mediante o seu tempo e disponibilidade monetária

 

Veja também: Que tipo de obras precisam de licença 

 

Desvantagens em comprar casa pronta

 

Desvantagens em comprar casa pronta

 

1.  Remorsos de comprador - apesar de todas as vantagens em comprar uma casa existente, é pouco provável que encontre exatamente aquilo que pretende. As razões podem se prender com a limitação monetária, porque tem pressa na compra, ou simplesmente por não existir nada contruído que preencha todas as suas preferências.

 

2.  Localização limitada e qualidade da vizinhança – Se prefere maior privacidade estará sempre limitado à localização da construção já existente. Também não existem garantias de que o vizinho de cima não goste de aspirar às 3 da manhã.

 

3. Impossibilidade de personalizar – se optar por uma casa pronta ficará limitado quanto à alteração da disposição estrutural, acabamentos e funcionalidades do imóvel.

 

4.   Incerteza sobre a qualidade da construção e materiais utilizados

 

5.    Herdar problemas de manutenção – Não se pode esquecer que quando compra uma casa já existente está a comprar o bom e o mau. Em adição, se o imóvel for usado ou mais antigo depara-se com a inexistência de garantias do construtor (imóveis com mais de 5 anos).

 

 

Vantagens em construir casa

 

Vantagens em construir casa

 

 

1.   Tem exatamente o que deseja – uma das razões mais fortes para construir uma propriedade é poder projeta-la exatamente como quer: plantas, acabamentos, estilo, cores, disposição, pode escolher tudo, a seu gosto, do princípio ao fim. Normalmente o único limite imposto é o seu orçamento

 

2.  Economicamente mais acessível – tem a possibilidade de negociar materiais com fornecedores e, se tiver tudo organizado, evitar derrapagens orçamentais.

 

3.  Mais eficiente energeticamente – é mais fácil preparar uma casa que esteja a ser construída com tecnologia mais eficiente e aprimorar-se no isolamento.

 

4.     Conhecimento da qualidade dos materiais utilizados e garantia de construção, que são de pelo menos de 5 anos

 

5.    Possibilidade de deixar bases preparadas para o futuro – como tem o controlo total, pode deixar, por exemplo, pré-instalações de ar-condicionado na garagem pois pensa em mais tarde fazer uma outra divisão

 

Desvantagens em construir casa

 

Desvantagens em construir casa

 

1.    Processo mais burocrático – Antes de pensar na decoração e nos designers tem, em primeira instância, de comprar o terreno, solicitar licenças e cumprir todos os requisitos legais.

 

2.    Precisa de mais tempo e maior disponibilidade – Para construir o seu sonho de casa vai precisar de muita dedicação, tomadas de decisões e de muito mais tempo do que se comprasse um imóvel pronto a habitar. Contratar e supervisionar arquitetos e empreiteiros requer muita disponibilidade e também alguma experiência. Não é em semanas que planifica, constrói e escolhe acabamentos para uma casa.

 

3.     Financiamento mais difícil – Se precisar de financiamento para construir saiba que é necessária mais burocracia do que para uma aquisição tradicional, pois os montantes vão sendo disponibilizados à medida que a construção vai progredindo.

 

4.     Derrapagens orçamentais – a falta de experiência e organização pode levar a derrapagens de orçamento astronómicas, bem como atrasos na conclusão da obra. É aconselhável que tenha muito presente a sua lista de prioridades e saiba definir onde é o seu limite de gasto para não entrar em riscos financeiros desnecessários.

 

5.    Despesa essencial, mas inesperada – terreno – Apesar de a construção do imóvel poder ficar mais em conta a despesa de comprar o terreno pode levar a que no final seja bem mais dispendioso construir casa ao invés de comprar pronta. Dependendo de onde é o terreno pode deparar-se com despesas de arroteamentos, canalizações, acessibilidades e eletricidade.

 

Veja também: Palmares – Um projeto único numa localização exclusiva 

 

 

Posto isto, o que deve reter é que antes de tomar uma decisão de construir ou comprar casa deverá procurar o máximo de informação sobre o que pretende e avaliar todos os detalhes financeiros e burocráticos da sua escolha.