Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

Casas do futuro

Nas nossas recordações temos presentes alguns filmes que davam a conhecer as casas do futuro. O que não estávamos à espera é que esse futuro chegasse tão cedo.

O que é facto, é que as tecnologias já nos rodeiam há alguns anos e já não sabemos viver sem elas. A todo o minuto sai uma nova ideia para o mercado imobiliário, agora com especial foco na automação, na sustentabilidade e na eficiência energética das casas.

 

Se não está a par das novas tecnologias, siga neste artigo algumas sugestões para ter uma casa com as últimas tendências tecnológicas.

 

 

 

Podemos afirmar que as casas inteligentes não oferecem nada de novo como poderíamos esperar. O que está em causa, são as melhorias dos objetos do nosso quotidiano. A vida é nos facilitada através da inteligência artificial, da nossa interação com os gadgets e da interação dos gadgets entre si. Tudo isto leva-nos ao conceito da internet das coisas criado no ano de 1999, referindo-se à interconexão digital.

 

Segurança inteligente

Todos gostamos de nos sentir seguros dentro da nossa própria casa. Para que esse sentimento perdure atualize a sua casa com as últimas novidades no que toca à segurança.

 

 

 

  • Fechadura inteligente

A tradicional chave para abrir a porta de casa não perde a sua utilidade com estas fechaduras eletrónicas. Caso deixe as chaves esquecidas no interior da habitação, não necessita chamar os bombeiros. Basta colocar a sua impressão digital na fechadura inteligente ou marcar um código secreto. Para confundir os ladrões, o buraco da fechadura está num local escondido. (lockly)

 

  • Óculo da porta digital

É através do óculo da porta que vê quem está do outro lado. Com o novo óculo, não necessita estar em casa para ver quem lhe bate à porta. Basta ter um telemóvel ligado ao óculo e poderá falar diretamente com quem o visita, à distância. (Brinno)

 

  • Câmara de Segurança

As novas câmaras de segurança captam imagens em tempo real e com melhor definição. Estão ligadas aos nossos telemóveis e enviam alertas sempre que um intruso entra no perímetro não permitido. É possível, à distância, chamar as autoridades ou ligar o alarme. As câmaras tem reconhecimento facial, para que distingam os proprietários de pessoas estranhas. (nest cam )

 

 

Cozinha do futuro

 

Ao longo de vários anos foi nesta divisão que vimos as principais diferenças tecnológicas. Desde os robots de cozinha, aos micro-ondas, foram muitas as novidades que chegaram às nossas cozinhas para agilizar o nosso quotidiano.

 

 

 

  • Frigorífico

Os frigoríficos, deixaram de ter apenas a função de guardar comida num local fresco. Já não necessita de ter coleções de ímanes na porta do frigorífico, para pendurar um recado. Os novos frigoríficos dispõem de um ecrã na porta para que faça os seus apontamentos, tem agenda e calendário com alertas ligados ao seu telemóvel.

Para além de todas essas funções, pode contar com uma camara no interior do frigorífico que está ligada ao seu telemóvel. Assim, quando for às compras saberá quais os produtos que estão em falta. Se eventualmente se esquecer de comprar um produto indispensável, opte por fazer compras online através do display do frigorífico. (Samsung family Hub 4.0)

 

  • Balde do lixo

Os simples objetos, que não lhes é atribuída tanta importância, também evoluíram. Os baldes do lixo são um bom exemplo disso. Este objeto pode conter milhares de germes que, ao entrar em contacto connosco, despoletam doenças.

Felizmente, este tipo de problemas pertence ao passado. Com um comando de voz, basta dizer “abre”, ou então, acione o sensor de movimento passando a mão junto do balde. A sua composição é propositadamente feita para que seja de fácil limpeza e não acumule tantos germes. (simple human)

 

  • Assistente pessoal

A função do LG Cloi é a de ser um assistente pessoal. Podemos contar com este robot para pré-aquecer o forno, dar sugestões de receitas para o jantar ou para nos informar do que faz falta comprar no supermercado. É compatível com o sistema Alexa da Amazon e com a Google Assistant. Ao estar conectado com estes sistemas, aumenta as funções possíveis deste mordomo digital.

Está previsto que este robot faça algumas tarefas mais enfadonhas das nossas casas, como ir às compras ou fazer a limpeza da casa. De momento isso só é possível em grandes áreas, como aeroportos ou centros comerciais. (LG Cloi)

 

 

Automação da casa

A toda a hora nascem novos produtos com o intuito de ajudar nas tarefas mais vulgares. A única dificuldade é escolher quais os melhores produtos para cada um de nós. Existem produtos que ajudam a poupar energia, outros que produzem energia e ainda, aqueles que pretendem gerar conforto para toda a família.

 

 

 

  • Termóstato

Já imaginou controlar o seu termóstato pela voz ou por uma aplicação no seu telemóvel? Agora já é possível, pode controlar a temperatura da divisão onde se encontra sem fazer interferência noutra divisão. Com este dispositivo, é possível poupar 12% de energia ao arrefecer a sua casa e 15% ao aquecer. (Nest Thermostat E)

 

  • Persianas inteligentes

Sabemos que as persianas servem para conservar a temperatura de uma casa, entre outras coisas. Portanto, durante a tarde quando o sol está mais forte, as persianas devem estar fechadas. Se não estiver ninguém em casa, como resolve essa situação? Agora, basta aceder a uma aplicação e fechar todas ou somente as que deseje. Pode também programar as horas para a abertura ou fecho das mesmas, ajudando assim a ter uma casa mais eficiente. ­(MySmartBlinds)

 

  • Chão Cinético

Já imaginou produzir a sua própria energia apenas caminhando? Esta é a ideia de uma empresa, criar um pavimento que recolhe dados sobre o ambiente através do seu telemóvel e que gera energia.

Este produto ainda está em fase de crowdfunding e apenas foi pensado para o exterior, nas cidades. A empresa já passou pela fase de protótipo e quem sabe em breve, se este produto não fica disponível para o interior das nossas casas.

 

 

Depois de conhecer alguns dos produtos do mercado tecnológico, pense em tornar a sua futura moradia num ponto de conforto aliada às novas tecnologias. A Casas Do Barlavento está sempre com um passo no futuro, para que o seu presente seja promissor.