Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

11, jul 22 | Leitura: 12 min.

As 10 Melhores Praias do Barlavento Algarvio| Casas do Barlavento

Como não sonhar com as férias no Algarve? Passar os dias a percorrer as melhores praias do barlavento algarvio é o plano de muitos visitantes da região. Por essa razão, decidimos reunir neste artigo algumas praias que não deve perder, desde os paraísos escondidos ainda por descobrir, às praias mais indicadas para toda a família, ou ainda as praias que marcaram a infância de muitos. Conheça ou redescubra neste verão de 2022, as praias do lado mais ocidental do Algarve e saiba quais as melhores casas para arrendar durante as suas semanas de férias.

 

Um nadador-salvador está debaixo de um sombreiro vermelho, sentado numa cadeira de frente para o mar.

Fotografia de Nick Page – Unsplash

 

 

Praias para famílias – Barlavento algarvio

 

Um dos pontos altos do verão é conseguir ter tempo de qualidade em família. É um dos poucos momentos do ano em que todos os membros conseguem estar reunidos e por essa razão, é indispensável aproveitar todos os segundos. Para desfrutar de um belo dia de praia, escolha as mais indicadas para todas as idades, em especial para as crianças que não dispensam de um mergulho no mar. Fique a conhecer quais as praias para toda a família e o porquê de serem as mais indicadas.

 

Duas crianças sorridentes estão abraçadas na praia.

Fotografia de Vitolda Klein – Unsplash

 

  1. Praia de Odeceixe

É uma das muitas praias da Costa Vicentina e considerada uma das mais bonitas! Fica no extremo norte do concelho de Aljezur com a particularidade de num lado ter uma ribeira e no outro, o mar. A ribeira de Seixe é a fronteira natural entre o Alentejo e o Algarve e é a razão principal por a escolhermos como uma das melhores praias para as famílias. A praia fica entre montanhas cobertas pelo verde das árvores, oferecendo um cenário paradisíaco de águas calmas (na zona da ribeira) e águas mais agitadas para os surfistas (zona do mar). É sem dúvida uma praia para todos os gostos e para todas as idades.

 

A uma distância de três quilómetros está a vila de Odeceixe, de onde parte um pequeno comboio turístico várias vezes ao longo do dia com destino à praia e vice-versa. O comboio poderá ser uma boa alternativa ao carro, pois, o estacionamento junto à praia está habitualmente lotado no verão. O bilhete para a viagem de comboio turístico tem o custo aproximado de 1,50 € e as crianças até aos seis anos não pagam.

 

 

  1. Praia da Salema

A praia da Salema é um pequeno tesouro perto da Vila do Bispo e por várias vezes foi notícia em jornais internacionais, como o The Guardian ou o The Telegraph. Acreditamos que todas as palavras escritas são insuficientes para descrever a beleza desta praia, mas prometemos fazer jus a este tesouro.

 

As memórias de um passado piscatório ainda se cruzam com o presente, nesta praia poderá encontrar barcos e artes de pesca tal como há décadas atrás. Aqui, ainda é possível ver os barcos partirem em direção ao mar e regressarem com o peixe fresco que tem como destino os restaurantes da terra e não só. Logo de frente para a praia estão alguns dos restaurantes, um deles está na mesma família há três gerações a servir os almoços aos veraneantes. Falamos do restaurante Boia.

 

No extenso areal é possível descansar, brincar com as crianças, alugar uma prancha de SUP, ou ficar ainda mais confortável numa espreguiçadeira com sombreiro. Para além destas atividades típicas de praia, ainda pode observar pegadas de dinossauro com milhões de anos. São três núcleos com pegadas bem visíveis e dois deles ficam exatamente na praia, o terceiro fica num trilho em direção à praia da Santa.

 

 

Escolha uma casa de férias espaçosa com tudo o que precisa para ter o descanso merecido. Sugerimos a Casa Papoila, uma moradia com 3 quartos, piscina e um grande espaço exterior para os almoços em família.

 

 

As praias de sempre – Barlavento algarvio

 

Quem vem habitualmente ao Algarve no verão, tem a “sua” praia. É naquela praia que passa a maioria do tempo das suas férias, já conhece os donos dos restaurantes das redondezas, os nadadores-salvadores e até fez amigos. Deixamos algumas das praias mais visitadas ao longo dos anos e que garantidamente deixam sempre saudades. 

 

imagem da Praia D. Ana em Lagos vista do cimo da escadaria de madeira que dá acesso à praia.

 

  1. Praia D. Ana

Logo ao lado da icónica Ponta da Piedade está uma das mais belas praias de Lagos. É um cenário que guardamos na memória ainda antes de colocar o pé na areia. Lá do alto da escadaria de madeira, conseguimos avistar as formações rochosas que brotam no meio do oceano e o tom translucido de azul-turquesa do mar deixa espreitar o fundo. Nesta praia de muitos encantos, os altos penhascos abrigam os visitantes dos ventos e as marés calmas deixam qualquer pessoa mergulhar e nadar tranquilamente.

 

Na praia, é possível alugar uma espreguiçadeira com sombreiro para garantir o máximo conforto. Se decidir passar o dia completo na praia, poderá almoçar no restaurante Marisol, com uma esplanada e vista fantástica para o mar. No mesmo local encontram-se as casas de banho e chuveiros públicos. Para chegar a esta praia poderá caminhar durante 20 minutos a partir do centro de Lagos, apanhar um autocarro turístico, ou estacionar o carro no parque gratuito.

 

Só falta dizer que a praia D. Ana foi reconhecida em 2013 pela revista Condé Nast Traveller como sendo a melhor praia do mundo e a mais bonita do país. Dois anos depois, foi a vez do TripAdvisor reconhecer como a melhor praia portuguesa.

 

 

  1. Praia de Alvor

Tem um areal de perder de vista e a paisagem ainda se mantém pura no lado oeste da praia, onde as dunas cortam o horizonte e a ria entra pelo mar adentro. Nesta praia imensa, há lugar para todos, desde os que adoram almoçar na companhia da brisa do mar, aos que gostam da tranquilidade de uma praia deserta. Desde os visitantes que não dispensam uma ida ao mar, cheia de adrenalina em kitesurf, aos que preferem fazer uma caminhada pelos passadiços de madeira nas traseiras da praia com vista para a serra de Monchique. Todos são bem-vindos.

 

Na praia ainda é possível alugar uma espreguiçadeira, ou fazer uma massagem tailandesa, sem falar das saborosas bolas de Berlim “receitadas pelo senhor doutor”, como apregoa o vendedor que percorre a praia de uma ponta à outra. No lado poente da praia de Alvor, existem vários restaurantes para visitar, desde o Restinga ao Atlântida o peixe fresco é o ex-libris destes espaços, mas também poderá se sentar nas esplanadas e apreciar uma bebida fresca ou um gelado.

 

 

Serão estas as suas “praias de sempre”? Nas próximas férias fique alojado a poucos minutos da praia D. Ana e da praia de Alvor. Em Lagos, poderá ficar a 4 minutos da praia D. Ana no apartamento Praça das Armas, no centro da cidade. Em Alvor, no apartamento Casa Madalena, fique a 8 minutos de caminhada da praia.

 

 

Paraísos escondidos – Barlavento algarvio

 

Há praias que devem permanecer no anonimato, como se fossem tesouros bem guardados mostrados de tempos a tempos. São preciosidades que se encontram cercadas pela natureza, onde só lá vão os mais corajosos em busca da serenidade das praias menos conhecidas do Barlavento algarvio. Já teve o prazer de conhecer alguma destas praias?

 

quatro canoas no mar, perto da terra.

Fotografia de Artem Zhukov – Unsplash

 

 

  1. Barranco do Martinho

Uma pequena praia em estado selvagem, é como podemos descrever o Barranco do Martinho. Pertence às formações rochosas da Ponta da Piedade em Lagos e o acesso é difícil como acontece em todas as praias menos conhecidas. É por rochas e um caminho delineado por uma passadeira de cimento que chega ao pequeno areal. Por algumas horas o espaço para estender a toalha desaparece devido às enchentes da maré, por essa razão deve sempre consultar as tabelas da maré antes de se aventurar a descer as rochas.

 

É um autêntico paraíso para os mergulhadores, onde é possível observar os pequenos moluscos marinhos presos nas rochas e alguns peixes. Não é necessário levar muito material de mergulho para a praia, bastam uns óculos e o desejo de conhecer o mar. Nesta praia são tolerados o naturismo e os animais de companhia o ano inteiro.

 

 

  1. João d’Arens

João d’Arens é “a última janela para o mar” como os portimonenses gostam de se referir ao local. Por ser uma área de natureza com arribas que espreitam o mar, é um dos últimos pedaços de terra desocupados com estas características. Os residentes querem preservar este local único, que nos leva por caminhos de terra batida até à praia com o mesmo nome – praia João d’Arens. O percurso não é fácil, mas com alguma coragem e muita atenção, consegue lá chegar com tranquilidade. Se pensar que o caminho não é para si, sempre pode alugar uma prancha de SUP, ou uma gaivota (pequeno barco sem motor) na praia do Vau, logo ao lado desta praia.

 

A praia ou as arribas servem de ponto de encontro para vários pescadores lúdicos, pois estas águas menos profundas são ricas em algumas espécies de peixes. Esta praia também é um espaço livre para o naturismo tal como a praia do Barranco do Martinho.

 

 

Para os aventureiros que adoram descobrir novas praias no Barlavento algarvio, temos uma sugestão de casa de férias. Fica a poucos minutos de carro destas duas praias num local isolado com piscina. Descubra a Vila Formosa perto da freguesia de Alvor.

 

 

Praias com Bandeira Azul – Barlavento algarvio

 

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade de praias e marinas que cumprem com um conjunto de critérios ambientais, meios de segurança e onde contém informações de sensibilização ambiental aos utilizadores. O Algarve é a região que lidera em quantidade, com 86 bandeiras hasteadas desde o Sotavento ao Barlavento algarvio. Para além dos aspetos ambientais, a bandeira significa que a praia tem bons acessos e segurança aos visitantes. Para conhecer quais as praias do Algarve com Bandeira Azul, aceda ao website oficial da Bandeira Azul.

 

imagem da Meia Praia a partir de um dos passadiços de madeira.

 

  1. Meia Praia

É uma das muitas praias com Bandeira Azul e também a maior do concelho de Lagos. A Meia Praia estende-se desde o molhe da ribeira de Bensafrim até ao molhe da Ria de Alvor. São 5 quilómetros de areal ao longo da extensa baía de Lagos, com vários acessos através de passadiços de madeira que também servem para preservar as dunas baixas cobertas por pinhal e matos de barrocal.

 

É uma das poucas praias sem rochas, por essa razão, os desportos são praticados sem impedimento. A meio do areal encontra uma escola que ensina windsurf, kitesurf, surf e muitos mais. Todas as modalidades referidas são fáceis de aprender nestas águas, por serem calmas e por a praia ter ventos favoráveis na maioria dos dias. Já dentro de água, ficará distante dos banhistas devido ao espaço amplo da praia. Esta praia tem vários restaurantes ao longo do areal, bem como, estacionamento gratuito junto dos mesmos.

 

 

  1. Praia Porto Mós

Ainda antes de chegar ao areal da praia Porto Mós, aviste do alto do Miradouro da Atalaia toda a costa até Sagres. Será uma paisagem para guardar na memória por muito tempo! Esta praia é abrigada pelas rochas dos ventos e o areal é largo, tendo bastante espaço para passar um dia maravilhoso na praia.

 

No exterior da praia, existe um parque de estacionamento gratuito e passadiços de madeira que dão acesso à mesma. Aproveite para começar o dia nesta praia e fique para o almoço num dos restaurantes junto ao areal. Escolha entre o restaurante António ou o restaurante Campimar, para comer peixe fresco ou beber uma bebida fresca. No areal da praia Porto Mós também poderá alugar uma espreguiçadeira e sombreiro junto a um dos restaurantes.

 

 

Procura uma casa de férias junto a estas praias galardoadas com a Bandeira Azul? Fique no apartamento Al-Gharb de três quartos a 150 metros da Meia Praia, ou no apartamento Ocean Cliffs com uma vista incrível para o mar, junto à praia Porto Mós.

 

 

 

Praias populares – Barlavento algarvio

 

Poderíamos enumerar todas as praias do Barlavento algarvio, pois todas têm uma beleza única que se destaca das restantes do país. Todas as praias deste lado do Algarve têm algo único, desde paisagens repletas de cor ocre das rochas, ao mar azul-turquesa que deixa ver o fundo do mar. Se ainda não visitou nenhuma das praias que mencionámos ao longo deste artigo, convidamo-lo a começar pelas próximas duas. Perceba qual o segredo mais bem guardado do Algarve.

 

uma fotografia tirada do interior de uma gruta da praia da Marinha com vista para um arco natural de uma rocha.

Fotografia de kiwihug – Unsplash

 

 

  1. Praia da Marinha

Por estar quase em estado selvagem e apresentar uma beleza inigualável, a praia da Marinha é considerada uma das 100 melhores praias do mundo pelo Guia Michelin. Está rodeada por falésias altas esculpidas pelo vento e pelo mar e é do alto das falésias que deve fazer a sua primeira paragem. Antes de chegar à praia, admire a beleza desde os 7 Vales Suspensos, um trilho que percorre a costa de Lagoa, no Algarve. De lá poderá ver as rochas douradas em contraste com o azul do mar, que é tão transparente que permite ver o fundo na perfeição.

 

A escadaria de madeira para chegar ao areal é longa, por essa razão, afasta as multidões desta praia. Se tiver fôlego, desça e aproveite a tranquilidade desta praia que já recebeu o galardão de Praia Dourada pelo Ministério do Ambiente.

 

 

  1. Praia da Rocha

É uma das mais emblemáticas praias do Algarve, com mais de 1 quilómetro de areal, e é visitada por cada vez mais veraneantes. Ao longo do areal existe um passadiço que auxilia no acesso aos vários pontos da praia e à área desportiva com espaço para praticar basquetebol, vólei ou futebol. Também no areal da praia poderá desfrutar de vários eventos de verão. Conheça aqui alguns desses eventos.

 

Nas extremidades da praia, encontre dois miradouros com vistas incríveis sobre o mar e o areal. Da Fortaleza de Sta. Catarina, tenha uma vista panorâmica sobre o rio Arade, a praia da Rocha e a ponta do João d’Arens. No areal ou no cimo da praia tem vários restaurantes, bares, casino e outras atividades para um dia bem passado na praia da Rocha.

 

 

Passe as suas férias a poucos passos da praia da Rocha e a poucos minutos de viagem da praia da Marinha em Lagoa, neste apartamento Rocha Prime de dois quartos, na primeira linha da praia da Rocha.

 

Agora que já conheceu as 10 melhores praias do Barlavento algarvio, planeie as suas merecidas férias no Algarve nos nossos apartamentos de alojamento local. Escreva na área da “pesquisa” a cidade onde deseja passar alguns dias e reserve diretamente através do nosso website.