Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

9 atividades diferentes para fazer no Verão 2019 - Algarve

Algarve,Verão 2019,9 atividades,Atividades de verão,Turismo subaquático,Tradição algarvia

9 atividades diferentes para fazer no Verão 2019 - Algarve

Não é necessário dizer, que o Algarve é conhecido pelas belíssimas praias que tem. Se disséssemos o contrário estaríamos a mentir. Mas o Algarve não é apenas praia e sol, tem também, inúmeras atividades prontas a serem experienciadas pelos visitantes do Algarve no verão 2019.

 

Depois de visitar todas as propostas que a Casas do Barlavento disponibiliza, ficará com uma nova visão desta região, que é tão rica em atividades.

 

9 atividades diferentes para fazer no Verão 2019 - Algarve

 

  1. Roteiro dos mercados algarvios

Experiencie acordar a um sábado de manhã e entrar num mercado municipal. Irá ver uma paleta de cores interminável, uma mistura de perfumes das várias frutas frescas e das flores.

Verá os locais a rodopiar pelas bancas à procura dos melhores produtos. A zona da peixaria, é sem dúvida, a zona mais icónica de todo o mercado. É aqui que é vendido o peixe apanhado na madrugada. Aproveite para perguntar quais as melhores receitas para cada peixe ou marisco, leve tudo o que necessita do mercado e aventure-se na cozinha da sua casa.

Os mercados mais concorridos do Algarve são:

  • Mercado Municipal da Avenida, em Lagos;
  • Mercado Municipal, em Portimão;
  • Mercado Municipal, em Loulé;
  • Mercado Municipal de Olhão;
  • Mercado Municipal de Faro;

 

Alguns destes mercados, são pérolas da arquitetura com inspirações árabes, outros com painéis de azulejos. Por essa razão, deve fazer uma visita detalhada a cada canto destes edifícios.

 

 

  1. Passeio de Charrete

Passear de charrete pelo Algarve, é sem dúvida, uma experiência diferente que nos remete aos tempos antigos. Escolha qual a paisagem que quer visitar, no campo ou no centro da cidade. (em Lagos pode encontrar esta atividade, aqui)

Se desejar ter uma experiência mais pessoal com os cavalos, tem por toda a região vários centros hípicos. Pode dar os primeiros passos a galope nestes centros, ou se já for experiente, passeie junto ao mar ou pelo campo.

 

  1. Astronomia no Algarve

Adora olhar para o céu e observar as estrelas? O COAA é um espaço perfeito para isso. Já conta com 31 anos de existência nos arredores de Portimão, onde a poluição luminosa não afeta tanto a observação dos astros.

Este espaço, foi pensado para oferecer uma estadia inteiramente ligada à astronomia, conta com equipamento da Newtonian com aberturas de 20 cm a 50 cm.

 

  1. Salto Tandem

Para os mais aventureiros e sem medo de alturas, esta é a experiência que não pode faltar. Na vila de Alvor, encontra o centro de skydive seven para poder saltar de 3500, 4200 ou 5000 metros de altitude, este último salto pode chegar aos 70 segundos de duração e atingir 220 quilómetros/hora.

É dado um curso rápido, sobre todo o processo e equipamento antes do salto. Para que depois, disfrute da maravilhosa vista sobre a ria de Alvor, ou da cidade de Portimão precedente ao oceano Atlântico. Tenha uma perspetiva diferente sobre tudo, e verá que vai ficar viciado neste tipo de adrenalina.

 

  1. Apicultura

As abelhas são um dos insetos, mais importantes para o nosso planeta. Fazem a polinização, dando a hipótese das flores se reproduzirem. Para além disso, dão-nos o melhor e mais doce néctar que existe à face da terra, o mel.

No Monte da Ribeira vivencie a experiência de vestir um fato de apicultor e aproximar-se de uma colmeia com 30 a 60 mil abelhas. No final da visita às colmeias, dão a provar o mel que ali é produzido.

 

  1. Roteiro de arte urbana

Na cidade de Lagos, existe a preocupação de mostrar que a arte urbana também, faz parte do panorama das artes. Pelas ruas mais periféricas da cidade, encontra graffitis de todos os tamanhos e feitios, com vários temas e críticas. Os artistas vêm de todo o lado do globo, e de Portugal, pode encontrar alguns trabalhos do AddFuel, Kruella D’enfer, Samina, entre outros.

Tem disponível, aqui um roteiro criado pela associação que está responsável por esta iniciativa. O LAC - Laboratório de atividades criativas, tem vindo a dinamizar várias zonas esquecidas da cidade de Lagos. Inclusive, a antiga cadeia que agora serve de residência artística e sede da associação.

 

  1. Turismo subaquático

Ao largo de Portimão, mais propriamente na zona de Alvor, foram afundados 4 navios desativados. Com a finalidade de formar um parque subaquático, com o objetivo de criar um novo género de turismo no Algarve.

Aqui formou-se um novo recife artificial, onde são feitos estudos sobre os impactos no ecossistema. Até à data tem sido muito favorável pelo crescimento da população de espécies marítimas naquela zona.

Os experientes em mergulho ou os que ainda não se sentem à vontade para o fazer sozinhos, podem mergulhar com um guia. Se tem o fascínio pelo fundo do mar e ainda não tem o batismo de mergulho, faça o curso. Só assim será seguro, e irá aproveitar a beleza destes locais criados pelo homem e finalizados pela natureza. (saiba de tudo sobre esta atividade, aqui)

 

  1. Gastronomia

Eat At Locals é um projeto muito recente, mas muito interessante para quem o faz. É agradável para quem visita o Algarve bem como o resto de Portugal. A ideia passa por haver mais um lugar à mesa de jantar. Os portugueses têm a fama de gostar de comer e de bem receber, e assim podem apresentar a melhor gastronomia que por aqui se pratica.

Para estrageiros que queiram experienciar a boa e famosa comida portuguesa, este é o projeto indicado. Pode fazer o registo de anfitrião ou reservar mesa na casa que mais lhe agradar, aqui na página deste projeto.

 

  1. Tradição algarvia

Nada melhor que conhecer um povo, através das suas tradições. O projeto TASA, dá assim a conhecer alguns artesãos que trabalham com a empreita, com a olaria, cortiça, vime ou a latoaria. O objetivo, é que mais pessoas aprendam estas artes ancestrais para não cair no esquecimento. O que vem depois, são ideias atuais e funcionais de designers, que fundem isso nas peças criadas pelos artesões.

O projeto TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais, promove vários workshops ao longo do ano. Têm o objetivo de dar a conhecer algumas técnicas, há muito esquecidas na região do Algarve. (Para saber mais sobre o projeto e futuros workshops, veja a página, aqui)

 

 

Siga todas estas sugestões e leve boas recordações e histórias para casa. A Casas Do Barlavento deseja-lhe umas excelentes férias de verão 2019.