Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

09, fev 22 | Leitura: 10 min.

5 Motivos para Passar o Inverno no Algarve

Existe a ideia que o Algarve é a região de sol, de praia e noites quentes, na verdade, é isso tudo e muito mais. O verão é das estações com mais afluência no Algarve. São visitantes nacionais e estrangeiros que visitam pela primeira vez, outros fazem aqui as suas férias anuais e ainda existe quem se tenha apaixonado pela região e ficado por aqui a viver. Esses, perceberam que o Algarve não é maravilhoso só no verão e que o inverno traz a tranquilidade e o tempo de qualidade para viver outras experiências.

 

Conheça os 5 motivos para passar o inverno no Algarve. Siga as nossas sugestões e descubra o outro lado desta região.

 

Fotografia de Vlada Moscaliova – Unsplash

 

 

1- Passeios ao ar livre no Algarve

 

O inverno não é sinónimo de ficar vários meses fechado em casa. No Algarve, apesar das temperaturas descerem ligeiramente, os dias de chuva são poucos e o sol de inverno convida aos passeios ao ar livre. Pelo meio da natureza das serras algarvias, ou pelas praias desertas, conheça alguns dos tesouros mais bem guardados da região para aproveitar os seus dias de inverno, na rua.

 

 

Mata Nacional de Barão de São João

 

O Algarve não é só praia, tem também vários espaços verdes por onde pode caminhar, conhecer a fauna e flora, fazer exercício físico ou reunir a família em piqueniques. A Mata Nacional de Barão de São João é um local propício para praticar atividades de inverno no Algarve. Este monumento natural fica a 20 minutos da cidade de Lagos, na freguesia de Barão de São João.

 

Na mata encontrará várias atividades como as pistas de BTT que percorrem 260 quilómetros de terra batida, no meio de pinhais ou medronheiros. São nove no total e variam entre percursos fáceis a muito difíceis e estão todos sinalizados por cores que indicam o grau de dificuldade.

 

Logo à entrada da mata, tem um espaço público com fogareiros, mesas, bancos, casas de banho e ainda um espaço dedicado aos mais novos com baloiços e escorrega. Ao longo dos vários percursos pedestres, poderá ver arte esculpida nas pedras ou poemas gravados nas mesmas. Passe um dia repleto de atividades com direito a piquenique, desporto de aventura, caminhadas e brincadeiras com os mais novos na Mata Nacional de Barão de São João.

 

 

 

 

Caldas de Monchique

 

A segunda sugestão para poder passar mais tempo ao ar livre fica na serra mais alta do Algarve. Monchique faz fronteira com a região do Alentejo e fica a 20 minutos da cidade de Portimão. É um local verdejante, de gente simpática e de onde desce a preciosa água da marca Monchique.

 

Poderíamos aconselhar vários locais em Monchique para visitar e passar largas horas a contemplar a beleza deste lugar. Mas, é nas Caldas de Monchique que indicamos a próxima atividade. Encontrará mesas de pedra e outras de madeira, prontas a serem usadas para um lanche entre amigos.  Neste espaço de merendas conheça a fonte dos Amores, que augura a sorte, e talvez por isso encontre no fundo algumas moedas lançadas pelos visitantes. Leve um cantil e encha de água diretamente da bica, tal como as populações das cidades vizinhas faziam para ter esta água sempre por perto.

 

Encha os pulmões de ar puro e inicie por ali uma caminhada, percorra em sentido contrário à nascente, suba até ao cimo das Caldas de Monchique até encontrar um restaurante, ou desça até ao recinto das termas. Esta zona é um ótimo escape ao rebuliço das cidades e merece ser aproveitado em qualquer altura do ano.

 

 

Fotografia de Lukas Talab - Picjumbo

 

2- As melhores caminhadas no Algarve

 

O desporto é uma atividade que deve ser considerada durante todo o ano e não só no verão. Tendencialmente, no inverno, as pessoas preferem praticar exercício físico em casa ou nos ginásios, quebrando a rotina saudável de respirar ar puro e apanhar sol. A nossa sugestão para continuar a praticar desporto no exterior, são as caminhadas pelos vários trilhos do Algarve. Em muitos destes percursos é também possível correr e andar de bicicleta, dependendo das características de cada percurso.

 

 

Passadiços de Alvor

 

Este é um percurso circular feito nos passadiços de madeira que circundam a Ria de Alvor. Além dos passadiços, poderá optar por caminhar na areia da praia. Neste lugar é possível observar várias espécies de pássaros. Alguns apenas chegam na primavera, outros, como os flamingos, aparecem ao longo do ano.

 

Neste percurso não é obrigatório percorrer os 6 quilómetros, pode cortar caminho e regressar ao ponto de partida. O percurso é escolhido por si, pode caminhar mais junto à praia, ou mais perto da ria. Ambas as paisagens são incrivelmente bonitas e merecem ser vistas. Se preferir, leve a bicicleta, mas tenha sempre atenção aos pedestres, pois a largura dos passadiços não é grande quando se cruza com outras pessoas.

 

 

 

Percurso dos 7 Vales Suspensos

 

A segunda sugestão de caminhada no Algarve, recai no melhor percurso da Europa considerado em 2019. Fica no concelho de Lagoa, a 38 minutos da cidade de Lagos, e tem paisagens mágicas, por onde muitos amantes da fotografia andam em busca do melhor ângulo. O percurso tem 5,7 quilómetros no total e estende-se desde a praia Vale Centeanes até à praia da Marinha. O caminho é realizado essencialmente por arribas, pelo que a corrida ou a bicicleta são desaconselhadas neste local.

 

Caminhe, respire a brisa marítima e não se esqueça de levar a máquina fotográfica. Mesmo em pleno inverno garantimos paisagens de cortar a respiração. Se gosta de observar pássaros, este é o local ideal. Fique de olho no céu e observe bandos de aves, ou ainda, se preferir, o pôr do sol incrível.

 

 

 

Imagem dos Passadiços de Alvor

 

 

3- Golfe e Surf no Algarve

 

Porque o desporto nunca é demais, sugerimos mais duas atividades ligadas à prática de exercício físico no exterior. O surf e o golfe podem não ter muito em comum, mas o que os une é a região do Algarve. O sul de Portugal chama muitos adeptos destas duas modalidades e é no inverno que o mar e os campos de golfe se enchem de visitantes. Já experimentou algum destes desportos? Veja alguns dos melhores sítios para os praticar ou quem sabe se numa próxima visita, não se aventura pela primeira vez.

 

As melhores praias para o Surf no Algarve

 

Se nunca experimentou equilibrar-se numa prancha em pleno mar algarvio, deve começar por praias mais calmas. A nossa sugestão começa numa praia de Lagos a 5 minutos do centro da cidade. A praia de Porto Mós é uma excelente opção para aprender a surfar, por ter o fundo maioritariamente arenoso, evitará ter acidentes. Durante o inverno é comum ter vários surfistas na água. Já durante o verão a praia enche-se de banhistas e desta forma fica mais difícil conseguir apanhar ondas. Se quiser aprender este desporto com um profissional, contacte uma escola de surf em Lagos.

 

A segunda sugestão de praias para surfar no Algarve fica no concelho de Aljezur. O nome é praia da Bordeira e é mais exigente do que a anterior. Se já tem experiência com o mar e o surf, esta é a praia indicada. Aqui, são raros os dias em que o mar está flat, devido aos ventos marítimos que passam pela praia. Aproveite para passear pelos passadiços de madeira e miradouros ao redor da praia. Antes de se aventurar nas águas da Bordeira, contacte uma das escolas de surf da zona e peça algumas informações sobre o estado do mar.

 

 

 

Os melhores campos de Golf do Algarve

 

O Algarve é a região do país onde pode encontrar mais campos de golfe do que em qualquer outra região do país. Dos 90 campos existentes em Portugal, 35 estão no Algarve, por essa razão, e a qualidade dos relvados, as infraestruturas e o próprio ambiente em que se vive este desporto, foi considerado como o Melhor Destino de Golfe do Mundo em 2020.

 

Quer aprender ou simplesmente reunir os amigos e dar umas tacadas numa bola? Veja alguns dos melhores campos de golfe do Algarve, aqui.

 

 

 

Fotografia de Jojo Franke - Unsplash

 

4- As melhores provas de vinho do Algarve

 

Sabemos que o Algarve tem poucos dias de chuva ao longo do ano, mas, felizmente, também acontece. Para esses dias, nada como ter experiências no interior que aquecem a alma. Em Portugal cada região tem o seu vinho com as suas qualidades e características. O Algarve não fica de fora e aqui poderá visitar as muitas adegas com extensas herdades de vinha e ainda fazer a degustação dos respetivos vinhos algarvios.

 

Já pensou que esta poderá ser uma das melhores atividades para um dia chuvoso? Conheça duas adegas no Algarve que oferecem esta atividade.

 

 

Quinta dos Vales

 

Por o fundador aliar a paixão do vinho às artes, esta quinta vinícola é considerada uma das melhores da região do Algarve. Tem portas abertas desde 2007 com várias opções de degustação de vinhos, em que uma não necessita de pré-marcação. Se, porventura, decidir à última hora provar este magnífico vinho, basta aparecer. Tem outras opções que incluem uma degustação acompanhadas pelas explicações de um enólogo experiente.

 

A zona das vinhas fica numa herdade com 44 hectares, está repleta de estátuas coloridas de arte contemporânea. Este não é um sítio apenas para os adultos, as crianças vão gostar de aprender a fazer pão, num dos vários workshops disponíveis na quinta.

 

 

 

Quinta do Francês

 

Mais uma quinta de excelentes vinhos do Algarve, com 8 hectares de comprimento. A Quinta do Francês é conhecida pelo seu ambiente familiar e está localizada junto à ribeira de Odelouca. Numa posição beneficiada pelo sol e as características favoráveis do solo, fazem com que nasçam as castas Trincadeira, Aragonês, Cabernet Sauvignon e Syrah, gerando vinhos premiados internacionalmente.

 

A par da anterior adega, também é possível fazer uma visita às vinhas e provar cada vinho com acompanhamento de tapas. A visita guiada inclui também uma ida à adega e cave.

 

 

 

Fotografia de Kym Ellis - Unsplash

 

5- Os melhores restaurantes do Algarve

 

Os portugueses são conhecidos por sentirem prazer de se sentar à mesa durante várias horas a comer. Por essa razão, existem restaurantes em qualquer cidade ou vila com produtos frescos e confecionados na hora.

 

Durante o inverno, poderíamos recomendar vários restaurantes, tanto por a afluência ser menor, ou por haver mais abundância nos produtos, como o peixe da costa. Neste caso sugerimos dois espaços de restauração que primam pela comida de conforto algarvia. Se procura outros restaurantes no barlavento algarvio, veja o artigo – Roteiro Gastronómico pelo Barlavento Algarvio.

 

 

Tasca do Petrol

 

O restaurante Tasca do Petrol já faz parte do roteiro gastronómico do Algarve. Logo pela manhã, as iguarias são confecionadas em forno de lenha para que tudo fique com o gosto à comida de conforto, ideal para os dias frios. O restaurante é uma pérola escondida na serra de Monchique, na pequena freguesia de Marmelete.

 

Tenha uma experiência rica, ao iniciar a refeição com uma entrada de enchidos típicos da serra algarvia ou uma salada de orelha de porco. Avance para o pernil de porco na lenha, cozido de couve à Monchique, ou as bochechas de porco. Se ainda tiver algum apetite, peça a carta de sobremesas feitas diariamente no restaurante. Deixamos um pequeno segredo para desfrutar do momento, partilhe e prove um pouco de tudo com os seus familiares e amigos. Reserve com alguma antecedência a mesa neste restaurante.

 

 

 

Restaurante Noélia & Jerónimo

 

Continuamos com esta pequena lista de restaurantes que servem comida de conforto algarvia. Não poderia aqui faltar a meca de alguns chefs de cozinha. O restaurante Noélia & Jerónimo não fica no barlavento algarvio, mas merece muito a sua visita. Fica em Cabanas de Tavira e é daqueles restaurantes que deve reservar a sua mesa com muita antecedência.

 

Prepare-se para receber doses de amor em cada prato servido. A influência da cozinha algarvia é logo notada, mas a chef Noélia arrisca a dar toques de sofisticação a alguns pratos. Noutros, a simplicidade é o segredo, sendo a chave vencedora de todos os pratos, a mão desta chef e restante equipa.

 

 

Fotografia de Bublikhaus - Freepik

 

 

O Algarve tem muito para oferecer ao longo de todo o ano. Se decidir viver ou passar as suas férias nesta região, saiba que terá sempre atividades e locais a visitar. As possibilidades são infinitas e estas são apenas algumas sugestões que deve experienciar.