Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

5 Curiosidades sobre o Mercado das Casas de Luxo em Portugal

O mercado imobiliário de luxo em Portugal está em ascensão e, ao contrário do que se pensava, a crise pandémica não foi um obstáculo a estas transações. O mercado imobiliário reagiu positivamente às circunstâncias da conjuntura que ainda nos encontramos. Inesperadamente, o segmento de luxo foi um dos vencedores e continua no pódio. Sabe qual a nacionalidade que mais compra estas casas com características de luxo? Conheça a resposta a essa e a outras perguntas sobre este segmento das casas de luxo em Portugal que continua a se erguer em tempo de Covid-19.

 

Fotografia de Ralph Kayden – Unspalsh

 

1- Sabe distinguir uma casa de luxo em Portugal?

À pergunta "O que distingue uma casa de luxo do resto?" a resposta pode ser simples - tamanho! Sim, o tamanho é certamente uma característica distintiva que é fácil de detetar quando se passa na rua, mas as propriedades de luxo têm mais características que as distinguem das outras. Elas são:

 

  • Localização

É frequente encontrar as casas de luxo em zonas privilegiadas com algum distanciamento dos grandes centros urbanos. Os arredores das cidades são as zonas mais cobiçadas para iniciar estas construções. É uma zona usualmente mais calma, por esse motivo, quando os arquitetos ou construtores erguem uma casa de luxo num local exclusivo, é importante que o terreno tenha também bons acessos a todas as comodidades como supermercados, restaurantes, escolas, ou transportes públicos.

 

A localização das casas de luxo pode estar próxima de outras com as mesmas particularidades, por essa razão são projetadas para conferir a privacidade e conforto ao serem bem delimitadas e com acessos restritos.

 

  • Tamanho

Uma casa de luxo será sempre grande e com várias divisões, com muitas mais do que o habitual, como os quartos, casa de banho, cozinha e sala de estar. As casas de luxo têm sala de jogos, escritórios, cozinha exterior, lavandaria e garagem, tudo para garantir conforto e espaços privados a cada proprietário.

 

Quando falamos de uma moradia de luxo, será rara a exceção a que não tenha um jardim em volta da casa e se nos referirmos a um apartamento de luxo, este estará inserido num condomínio com áreas comuns de lazer que incluem piscina, ginásio, receção ou até restaurantes. Estas áreas complementam a ideia de bem-estar e trazem o ponto diferencial das demais, o luxo.

 

  • Materiais de qualidade

O luxo, é principalmente uma sensação que nos é refletida. Poderá ser através do espaço, das comodidades que a casa apresenta, ou até pelos materiais usados. Os detalhes conduzem à diferença, e é nos materiais que as casas ganham mais poder, qualidade e durabilidade. Os pormenores dão a perceção de exclusividade, nomeadamente quando feitos à mão ou em pequena escala.

 

Existem certos materiais que são comummente encontrados nas moradias, ou em apartamentos de luxo. Estão presentes no mercado há alguns anos, garantem requinte, qualidade e resistência. Esses materiais podem ser revestimentos de quartzo, mais conhecidos por Silestone, Dekton, ou outros materiais também eles resistentes a manchas ou golpes. Outra particularidade encontrada é a domótica nas casas de luxo. O que é a domótica? É a tecnologia responsável pela gestão da casa e pela redução do esforço nas tarefas diárias. Esta tecnologia é de fácil utilização e ainda ajuda a ter uma casa mais sustentável, reduzindo os gastos energéticos e gerindo corretamente os recursos naturais.

 

  • Fator surpresa

As casas de luxo não são iguais às casas tradicionais e têm sempre um fator surpresa. Estes imóveis não servem apenas para viver diariamente em família, também têm espaços de convívio para os amigos e familiares. Passamos a enumerar alguns desses espaços que são sempre um fator surpresa aquando da primeira visita. Poderá se deparar com sauna, jacuzzi, adega, sala de cinema, ou ainda um apartamento anexo à casa principal para receber visitas por alguns dias.

 

Fotografia de Reagan M. - Unsplash

 

2- Sabe quais as nacionalidades que mais compram casas de luxo em Portugal?

 

Portugal é um dos destinos de investimento imobiliário mais desejado para comprar. A procura por casas de luxo já era acentuada antes da crise pandémica, mas teve recentemente uma breve queda em março de 2020. A procura e venda recuperaram exponencialmente pouco tempo depois do primeiro confinamento no país e a tendência chegou a vários interessados de nacionalidade estrangeira. As nacionalidades que mais compram casas de luxo em Portugal são: investidores da vizinha Espanha, a nacionalidade com maior percentagem de compra de casas de luxo em Portugal, seguidos pelos ingleses, norte-americanos, franceses e alemães.

 

As zonas de Portugal onde existe mais procura por casas de luxo fixam-se no Algarve, antecedido unicamente pela região de Lisboa. As nacionalidades mais interessadas em comprar casa no Algarve, são a inglesa, holandesa, francesa, alemã e por último, a espanhola. Estas nacionalidades têm preferência por comprar casas de luxo junto ao mar, sem haver uma opção clara sobre qual a melhor cidade ou zona. Os estrangeiros realizaram menos transações, mas o saldo em cada uma foi superior no ano de 2019.

 

Fotografia de Merve Selcuk Simsek - Unsplash

 

3- Os portugueses começam a investir no mercado residencial de luxo

 

Se antes era um mercado que só suscitava interesse aos estrangeiros, agora são também os portugueses que procuram imóveis de luxo. Os números ainda são pequenos comparados ao dos estrangeiros com interesse em casas de luxo em Portugal, mas já se começam a fazer notar. As preferências recaem mais sobre o mercado residencial de luxo em condomínios fechados. Estes condomínios têm vários apartamentos de diversas tipologias e normalmente o último andar é composto por uma penthouse. Para além dos apartamentos de luxo e vistas sobre paisagens deslumbrantes, estes condomínios oferecem um número ilimitado de benefícios como piscina, jacuzzi, ginásio, clube de golfe, tudo em espaços comuns orientados para servir os proprietários.

 

As novas exigências na procura de habitação passam por garantir imóveis com espaços de lazer e ao ar livre. O confinamento devido à pandemia Covid-19 veio alterar a forma de olhar para uma casa. Os proprietários procuram agora espaços multifuncionais e amplos, onde o lazer e o trabalho podem facilmente coabitar. Para responder a essa demanda, os complexos residenciais nos centros das cidades ou na periferia são a melhor resposta para estes novos tempos. Conheça dois exemplos de complexos residenciais de luxo na cidade de Lagos, no Algarve: Complexo Residencial Santa Maria II e Complexo Residencial Dona Maria II.

 

No surgimento da pandemia, em 2020, o número de portugueses a comprar casa no segmento residencial de luxo, foi surpreendentemente superior ao de qualquer outro ano. As tipologias mais procuradas em apartamentos foram os T2 e T3. A procura por moradias em 2020, passou por pesquisas a habitações com quatro ou mais quartos. Quais os portugueses que procuraram por este segmento de luxo? Principalmente empresários de sucesso, pessoas em quadros de topo nas multinacionais, proprietários de habitações cuja valorização imobiliária dos últimos anos fez com que pudesse investir, ou emigrantes que retornaram ao seu país de origem. As casas de luxo ainda não são um mercado para a média salarial portuguesa, apesar de a tendência estar lentamente a mudar.

 

Fotografia de Avi Werde - Unsplash

 

 

4- Onde se encontram as casas de luxo em Portugal?

 

As casas de luxo em Portugal estão espalhadas por todas as regiões do país, incluindo as ilhas. Nas diferentes regiões do país, estas casas apresentam características distintas.

 

Por exemplo, o Alentejo é uma zona com tradição agrícola em que as casas do segmento de luxo são as herdades. São extensas propriedades com espaço agrícola, jardim e habitualmente têm mais do que uma habitação. Situam-se na periferia das cidades do interior e têm as residências completamente remodeladas.

 

Na região de Lisboa, o maior número de casas de luxo à venda são palacetes completamente remodelados com jardins privativos e a sua localização poderá ser no centro da cidade.

 

Já no Algarve e em todas as zonas costeiras do país, os imóveis de luxo tendem a ser projetados por arquitetos, onde existe uma preocupação extrema em transmitir exclusividade, elegância e conforto. É comum estas casas terem vistas fantásticas sobre o mar/rio ou vistas panorâmicas. Os locais escolhidos são isolados para garantir privacidade, mas com bons acessos à cidade mais próxima. Veja um exemplo de uma moradia de luxo para venda na Meia Praia em Lagos.

 

Fotografia por Daniel Llorente - Unsplash

 

 

5- Porquê comprar uma casa de luxo no Algarve?

 

  • Clima

Os investidores procuram cada vez mais o Algarve como zona de investimento imobiliário e isso deve-se particularmente ao clima. Após vários confinamentos sucessivos, as pessoas começaram a colocar a hipótese de mudar de estilo de vida. O teletrabalho facilitou esta mudança e muitos correram para o Algarve onde o sol brilha mais de 300 dias por ano. Assim, em caso de novo confinamento, as casas de luxo combinadas com os vastos jardins ao seu redor, conseguem suprimir a necessidade de ter um espaço exterior agradável para passar bons momentos em família. Como já foi referido antes, estas casas luxuosas têm por norma vistas desafogadas para o mar ou campo, com paisagens panorâmicas que ajudam a enquadrar o cenário sumptuoso. O clima não será um impedimento para desfrutar do espaço exterior da habitação.

 

  • Acessos

O Algarve tem excelentes acessos rodoviários e em pouco tempo é facilmente percorrida toda a região de uma ponta à outra através da autoestrada - Via do Infante.

 

Ainda por terra, consegue percorrer o país através do comboio de alta velocidade com ligações a comboios regionais ou internacionais, caso o seu plano seja viajar para o estrangeiro neste meio de transporte.

 

O Aeroporto de Faro tem viagens diretas para outros países e também efetua viagens em território nacional. Em poucos minutos consegue chegar ao Aeroporto mais a norte de Portugal, ou em poucas horas às ilhas dos Açores e Madeira.

 

  • Atividades

Se o clima quente se faz sentir ao longo do ano, as atividades complementam o sentimento de qualidade de vida vivido no Algarve. Entre muitas propostas disponíveis destacamos algumas das mais populares na região.

 

O golfe é um desporto com alguma tradição entre os portugueses e estrangeiros que nos visitam. É comum os jogadores fazerem férias propositadamente para passar longos dias a jogar golfe nos melhores campos do país. Uma das melhores épocas para jogar são os meses de setembro a novembro, quando já não faz calores intensos e estão poucos turistas nas cidades. Para além das férias passadas em torno deste desporto, existe cada vez mais pessoas a comprar casa em resorts com campos de golfe. Unem duas paixões numa só, vivem e convivem de perto com o desporto que tanto gostam. Veja aqui um exemplo de uma casa de luxo para venda num resort com campo de golfe em Lagos, na Meia Praia.

 

No Autódromo Internacional do Algarve, acontecem as mais prestigiadas competições do mundo. Mensalmente, a agenda é renovada e são chamados a assistir os amantes do desporto motorizado. Competições como o MotoGP, o Superbike World Championship ou o European Le Mans Series já pisaram o asfalto do Autódromo em Portimão. Para além das competições, o espaço está aberto a atividades privadas, onde poderá experimentar potentes carros ou até participar nas corridas no Kartódromo.

 

As paisagens da região conseguem ser sempre diferentes, podendo passear pela serra, pela cidade ou pelo mar. O bem-estar é uma preocupação de todos e no Algarve poderá usufruir de atividades que lhe transportam e o conectam com a natureza. Entre caminhadas, passeios de bicicleta ou retiros de ioga, desfrute do lado menos turístico da região e envolva-se com o lado mais natural.

 

Fotografia de Robert Ruggiero - Unsplash

 

Luxo é sinónimo de exclusividade, mas a sua real definição difere de pessoa para pessoa. Uma casa de luxo, terá de ser projetada ao gosto do proprietário e terá de ter algumas particularidades que fujam do que é vulgar

 

Marque ainda hoje uma reunião com a equipa das Casas do Barlavento e conheça as casas de luxo que temos em carteira.