Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

10 Dicas de como poupar água em casa

Torna-se urgente nos dias de hoje mudar hábitos para reduzir o consumo doméstico de água. Não só por estarmos a passar um ano de seca, mas porque este bem essencial é tão indispensável como escasso. De forma a poupar na sua conta mensal de casa enquanto é ecologicamente consciente, a Casas do Barlavento apresenta-lhe algumas dicas simples para aplicar na sua rotina diária: 


Na casa de banho 

1. Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as mãos, escova os dentes e se barbeia (poupa entre 10 a 30 litros de agua/dia).  

2. Enquanto espera que a água do duche aqueça, recolha os primeiros litros de água num balde, para utilizá-la para lavar o chão e regar as plantas, por exemplo  

3. Utilize método de colocar uma garrafa cheia de areia ou água dentro depósito do autoclismo para que este gaste menos água por descarga.

 

Na cozinha e a lavar a roupa 

4. Evite deixar a torneira aberta enquanto lava a loiça. E se tiver máquina de lavar, não passe a loiça por água antes de a colocar na máquina, opte por passar com um pano húmido para retirar os resíduos. (pode poupar até 75lt)  

5. Apenas colocar a funcionar as máquinas da loiça e roupa quando a carga estiver completa ou, em alternativa, opte por um programa mais curto e/ou económico que lhe garanta algum nível de poupança. 

No jardim, a lavar o carro e piscina 

6. Em relação à rega das plantas e jardins, nos meses mais quentes, regue quanto estiver mais fresco, ou seja, logo pela manhã ou durante a noite, para que a água não evapore muito depressa. Regue devagar, para permitir que a água se infiltre bem no solo, o que vai implicar menos regas. 

7. Coloque um reservatório para água no seu jardim, onde poderá armazenar água da chuva para variadas utilizações. 

8. Evite lavar o carro com a mangueira sempre aberta. Prefira o balde e a esponja, recorrendo à mangueira apenas para enxaguar a viatura - assim, em vez de 500Lt de água, irá consumir apenas 50Lt 

9. Cubra a piscina para evitar maior evaporação da água (poupará cerca de 3800 lts àgua por mês)

10. Compare regularmente a leitura do seu contador com a sua factura água para perceber a evolução dos seus gastos 

 

Aqui a chave é racionalizar o consumo e não desperdiçar este bem tão precioso. Fará uma grande diferença para a sua carteira e o ambiente agradece!