Este website usa cookies para assegurar que tens a melhor experiência   Mais info

Procurar Imóvel

Silves

Silves,Algarve,Comprar casa Algarve,Vender casa,Feira Medieval

Silves

A origem da cidade Silves é anterior ao ano de 1000 a.C. e já nos tempos do Império Romano era um considerável aglomerado populacional. Após a invasão dos mouros, no século XI, a localidade recebeu o nome de Xelb. Durante a ocupação, os árabes construíram fabulosos palácios e, sob o manto do califado de Córdova, em Espanha, Xelb tornou-se o centro de divulgação das ciências. Quando foi temporariamente reconquistada pelos cavaleiros da Ordem de Santiago, com a ajuda de cavaleiros Anglo-Normandos, em 1189, a cidade contava com mais de 15 000 habitantes. Sob o domínio dos reis portugueses, Silves conservou, em princípio, o seu papel influente. Só no século XV, em consequência do assoreamento do Rio Arade - a principal via de comunicação com o mar -, a importância de Silves como ponto de comércio entrou em declínio.

O grande terramoto, ocorrido no ano de 1755, destruiu em grande parte os seus edifícios históricos de Silves. Contudo, as ruínas do castelo árabe permanecem impressionantes e o enorme tanque subterrâneo, usado naquela época para armazenar água, continua a ser utilizado até hoje. Sobre esta cisterna foi construído o Museu Arqueológico, onde estão expostas peças que remontam à Idade da Pedra. A Ponte Romana de pedra sobre o Rio Arade foi reconstruída no século XV segundo uma ponte original da Época Romana. No século XIII foi construída, no local onde existiu uma mesquita, uma catedral que tem sofrido alterações substanciais no decorrer dos anos.

A pujante capital árabe do passado é actualmente uma calma cidade com um pequeno comércio, rodeada pela maior área de cultivo de citrinos de Portugal. Em Silves é também produzida a cortiça a partir da casca da árvore do sobreiro. A Norte dos vales férteis, as colinas cobertas de florestas conduzem à Serra de Monchique. As barragens do Arade e do Funcho são atracções dignas de visita devido à forma como estão bem integradas na paisagem.

Fotografias