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Educação em Portugal

Em Portugal o sistema de educação está bem cotado e é bastante recetivo aos alunos vindos de outros países. Os docentes são formados para acompanhar os alunos estrangeiros de forma a serem corretamente integrados nas turmas. Caso o aluno não fale a língua portuguesa, são disponibilizadas aulas complementares da disciplina de português, desde o ensino pré-escolar até aos nove anos de idade.

 

 

 

A entidade reguladora do ensino não superior em Portugal é o Ministério da Educação, já o ensino superior passa a ser regulado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Portugal tem escolaridade obrigatória desde os 6 anos de idade, até aos 18 anos ou até que os alunos terminem o ensino secundário.

O ano letivo inicia em setembro e termina em junho/julho, dependendo da própria escola ou do nível de escolaridade. As férias escolares são distribuídas pela altura do Natal com duas semanas e meia livres, pelo Carnaval com três dias, pelas férias da Páscoa com duas semanas e finalmente, pelo verão que iniciam em meados de junho.

As escolas no ensino pré-escolar e básico não são escolhidas pelos tutores da criança, esta seleção está restrita aos alunos que vivam nas imediações da escola. Para que consiga perceber qual a escola destinada ao seu filho segundo a sua morada contacte a Direção Regional de Educação.

A vida escolar obrigatória será dividida por 3 ciclos, fazendo 12 anos no total. Posteriormente, junta-se o ensino superior composto por três fases, licenciatura, mestrado e doutoramento.

 

 

Ensino Pré-Escolar

Crianças com 3 anos podem iniciar o seu percurso académico no ensino pré-escolar, não sendo esta uma etapa obrigatória. Este primeiro patamar, é suportado em instituições privadas, públicas, de caridade e cooperativas. Nesta fase é pretendido que se promova o desenvolvimento pessoal e social, a inserção em grupos sociais, a expressão e a comunicação, o pensamento crítico, entre outros objetivos nas crianças. Sendo estes objetivos, conquistados e continuados até à entrada da criança no ensino básico.

 

Ensino Básico

 

Inicia-se o ensino obrigatório e gratuito para todas as crianças. Durante todo este ciclo básico, as competências são avaliadas e certificadas para que o aluno possa prosseguir o seu percurso escolar, se tal não se verificar o aluno ficará retido nesse mesmo ano. O aluno inicia aos 6 anos e termina aos 15 anos de idade o ciclo do ensino básico que é composto por três ciclos.

  • O 1º ciclo tem a duração de quatro anos, onde um único professor leciona algumas matérias, como o português, matemática, estudo do meio, expressões artísticas e físico-motoras. Poderá ser assistido por outros professores especializados noutras áreas especificas. É exercida uma educação base, geral e comum para que o aluno ganhe os conhecimentos fundamentais para a próxima etapa.

 

  • O 2º ciclo tem apenas a duração de dois anos letivos, o 5º e 6º ano. São lecionadas matérias complementares ao 1º ciclo como transição para o próximo ciclo. De 25 horas semanais os alunos passam a frequentar a escola mais 5 horas que no ciclo anterior. As avaliações são pontualmente certificadas através de testes e avaliadas numa escala de 1 a 5. Para além da educação convencional, caso o aluno mostre alguma aptidão, poderá ingressar nas escolas de educação artística nas áreas da dança e música.

 

 

  • O 3º ciclo tem a duração de três anos, onde são incorporadas disciplinas com uma vertente vocacional mais forte. Deste modo o intuito será incutir ao aluno a responsabilidade da escolha de uma área para o ensino secundário. Cada aula é igualmente dada por um único professor especializado numa determinada área. A escala de avaliação é, também, de 1 a 5 valores e são feitas provas de aferição e provas finais de forma a que seja comprovado que o aluno está apto para passar para o ensino secundário.

 

Ensino secundário

  • O ensino secundário tem a duração de três anos e antecede o ensino superior. Todas as disciplinas lecionadas estão de acordo com o curso selecionado pelo aluno. Existem disponíveis várias vertentes e modos de ensino dentro do ensino secundário, como o curso científico-humanístico, cursos artísticos especializados, cursos profissionais, entre outros.

As avaliações passam a ter uma escala de 0 a 20 valores, e para a conclusão do 12º ano os alunos devem obter aprovação a todas as disciplinas com o mínimo de 10 valores. No final deste triénio, são feitos exames nacionais que dão a hipótese de o aluno concluir o ensino obrigatório e de progredir para o ensino superior. Este será o último ciclo com o cariz obrigatório, bem como o último gratuito.

 

Ensino superior

  • O ensino superior em 2006 entrou no tratado de Bolonha, mudando todos os princípios que até então seguia. Este modelo divide-se em três partes, a licenciatura, o mestrado e o doutoramento. Sendo a licenciatura de três anos, o mestrado de um ano e meio a dois e o doutoramento de três a quatro anos.

As instituições podem ser universidades ou politécnicos, havendo uma diferença na finalidade de cada instituição. As universidades terão de garantir uma vertente mais científica e os politécnicos uma vertente mais prática e direcionada ao mercado de trabalho.

 

Em Portugal, são várias as escolas e colégios que estão à disposição em prol de uma boa educação académica. Existem escolas públicas, colégios privados, colégios internos, escolas Waldorf e escolas internacionais. Todos eles estão espalhados por todo o país, com distinção na oferta formativa e nas propostas pedagógicas. Pesquise sobre todas as escolas existentes no país, veja qual melhor se enquadra nas expectativas académicas para os seus filhos.