Fotografia por: Daniel Chen - Unsplash
O verão corresponde a cores visivelmente mais alegres, convida a jantares tardios no exterior e remete-nos sempre para a praia. Já o outono, com os seus tons terra, traz a melancolia dos dias passados em casa. São as mantas, o conforto e a lareira acesa que nos fazem esquecer a estação dedicada às férias.
O importante numa casa é ela transmitir a nossa personalidade através dos objetos que a decoram. Com essa consciência, junte o conforto visual e físico através da cor e textura respetivamente. Saber decorar é uma arte e caso não seja o seu forte, poderá sempre pedir ajuda nesse sentido a profissionais qualificados. Decorar não se resume apenas a colocar aleatoriamente os objetos em cima dos móveis, é também saber tirar partido de cada recanto da sua casa de forma harmoniosa.
Materiais:
As madeiras naturais, sem qualquer tipo de verniz ou cor são uma das tendências. Aposte em objetos especiais com este material, como mesas de apoio para a sala de estar ou mesas de cabeceira para o quarto. Os nós das árvores, são um padrão criado pela natureza e ficam sempre bem com qualquer estilo de decoração. Os bustos e as molduras que conjugam a madeira natural e ferro trazem para dentro de casa a natureza e arte juntas.
As Cerâmicas artesanais poderão estar mais direcionadas para a zona da cozinha, mas, na verdade, também poderão ser aplicadas em todos os espaços da casa. São bonitas, únicas e transmitem um ar rústico e caseiro. Aposte num novo serviço de mesa, jogando com os tons da cerâmica. Se a sua cozinha for de tons neutros, aproveite para dar cor através dos serviços de cerâmicas, se pelo contrário, a cozinha for colorida o suficiente, opte por tons mais neutros na cerâmica. Em Portugal existem várias marcas de cerâmicas, umas mais tradicionais outras com um toque contemporâneo. Ao fazer uma pequena pesquisa encontrará os serviços de mesa, bem como, jarras, vasos, taças para colocar velas ou flores secas. Existe um mundo de oportunidades na cerâmica, para que a sua casa fique ainda mais acolhedora.
Podemos culpar os têxteis macios, por demorarmos mais tempo a sair da cama ou do sofá, claro que podemos! Mas sabemos que são imprescindíveis para as estações do ano mais frias. Como tal, têm presença obrigatória nas casas durante o outono e o inverno. Falamos das mantas, dos lençóis e das almofadas que por esta altura saem da gaveta diretamente para a cama, cadeirão ou sofá.
Os tapetes ajudam a delimitar espaços e dão uma sensação térmica favorável nos dias frios. Aqui também se apela a materiais naturais, como os tapetes de algas, de juta ou sisal. Nestas duas últimas matérias, é importante saber que o sisal é mais resistente que a juta, desta forma é preferível deixar o tapete de sisal nas zonas de maior passagem.
Texturas e Cores:
Já há alguns anos para cá, que a base das casas é de tons neutros para deixar brilhar os objetos do nosso quotidiano. É neles que aplicamos os tons vivos e as texturas que trazem personalidade à nossa casa nesta nova estação. Os tons quentes como o amarelo torrado, o bordeaux e os laranjas, em contraste com os tons frios de azulão ou azul clássico, vão dar vitalidade e energia. Estes tons podem estar presentes em muitos padrões de cortinados ou almofadas, visto ser tendência para o final do ano de 2020 e início de 2021.
Os nossos quartos merecem sempre uma atenção especial, pois é neste espaço que descansamos e ganhamos energia para um novo dia. Siga algumas dicas para os quartos de criança, aqui. Os quartos de adulto são igualmente importantes e devem primar pelo funcionalismo no que toca à arrumação e limpeza, leia tudo aqui.